Jan Swammerdam - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jan Swammerdam


  Biografias
Na fecunda escola dos microscopistas holandeses do século XVII um dos mais destacados componentes foi Jan Swammerdam, primeiro a observar e descrever os glóbulos vermelhos do sangue.
Jan Swammerdam nasceu em Amsterdam em 12 de fevereiro de 1637. Completou os estudos de medicina na Universidade de Leyden mas nunca praticou a profissão porque preferiu dedicar-se às pesquisas microscópicas. Descreveu com minúcias e ilustrou a anatomia e o comportamento de numerosas espécies de insetos. Suas observações o levaram à catalogação desses insetos em quatro grandes divisões segundo o grau e o tipo de suas metamorfoses. Três dessas divisões ainda são mantidas na classificação atual.
Durante o período que devotou a exaustivas pesquisas entomológicas, escreveu uma História geral dos insetos (1669), reconhecida como uma das mais importantes obras de sua época, e Bíblia da natureza, que, apesar de incompleta, é uma das melhores coleções de observações microscópicas já publicadas. Nesses trabalhos corrigiu as concepções do fisiologista italiano Marcello Malpighi sobre o sistema nervoso e cerebral dos insetos e se opôs à interpretação inconsistente da metamorfose dos insetos feita por William Harvey. Obteve ainda resultados notáveis em estudos da anatomia do corpo humano e descobriu as válvulas que hoje levam seu nome no sistema linfático dos batráquios. Depois que seu pai suspendeu a ajuda financeira, Swammerdam sofreu graves privações e, sujeito a crises de depressão, aderiu nos últimos anos de vida à corrente religiosa de Antoinette Bourignon. Jan Swammerdam morreu em Amsterdam em 15 de fevereiro de 1680.

Veja também: