James Hutton - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



James Hutton


  Biografias
O geólogo e naturalista escocês James Hutton formulou a teoria sobre a qual se assenta a geologia moderna: o atualismo, que explica a formação da crosta terrestre por processos ocorridos ao longo do tempo geológico e não por cataclismos eventuais.
James Hutton nasceu em 3 de julho de 1726, em Edimburgo, Escócia. Após concluir o curso de direito, sentiu-se atraído pelas ciências, especialmente química e medicina. Seu interesse levou-o a formular, junto com James Davie, um método para a obtenção de sais de amônia a partir de fuligem de carvão, que comprovou ser rentável. Doutorou-se nos Países Baixos em 1749.
Dedicado a partir de então à agricultura, Hutton contribuiu para o progresso do estudo dos solos com notáveis pesquisas sobre erosão e sedimentação. Seus dois ensaios publicados sob o título Theory of the Earth (Teoria da Terra) nas atas da Royal Society of Edinburgh em 1788, ampliados em 1795, constituem um divisor de águas na história da geologia. A partir deles, essa disciplina adquiriu foros de ciência fundada nos princípios do atualismo, segundo o qual os fenômenos que se podem observar no presente teriam ocorrido de modo análogo em eras geológicas passadas. Hutton morreu em Edimburgo, em 26 de março de 1797.
o

Veja também: