James Frazer - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

James Frazer


  Biografias
A obra do antropólogo James Frazer constitui um esforço singular na análise da evolução histórica do pensamento humano, pelo estudo comparativo do folclore, da mitologia e das religiões.
James George Frazer nasceu em Glasgow, Escócia, em 1º de janeiro de 1854. Estudou na Universidade de Glasgow e em 1874 ingressou no Trinity College da Universidade de Cambridge, onde escreveria sua grande obra, The Golden Bough; a Study in Magic and Religion (1890; O ramo de ouro; um estudo sobre magia e religião).
Em O ramo de ouro, Frazer analisou em profundidade os ritos e costumes de diversas sociedades. O trabalho ampliou-se de tal forma que a edição final (1907-1915) chegou a 12 volumes. Segundo a tese geral de Frazer, a mente humana evoluiu do estado mágico ao religioso e, posteriormente, ao científico. Embora essa teoria houvesse sido logo refutada, muitos antropólogos aceitam a distinção estabelecida por Frazer entre magia e religião: a primeira seria uma tentativa "técnica" de controlar os acontecimentos, ao passo que a religião consiste em pedir ajuda a seres espirituais. Frazer estudou também a instituição da "realeza divina", comum entre os povos africanos, e a relação existente entre o monarca e a casta sacerdotal.
Após uma breve permanência em Liverpool como catedrático de antropologia social, Frazer regressou a Cambridge para continuar as pesquisas. Suas obras posteriores, como Folk-Lore in the Old Testament (1918; O folclore no Antigo Testamento) e uma edição resumida de O ramo de ouro (1922) seguiram a mesma linha de trabalho. James Frazer morreu em Cambridge em 7 de maio de 1941.
jm

Veja também: