James Clerk Maxwell - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



James Clerk Maxwell


  Biografias
Físico escocês mais conhecido por sua formulação da teoria eletromagnética, Maxwell é comumente comparado a Isaac Newton e Albert Einstein pela importância fundamental de suas contribuições à ciência.
James Clerk Maxwell nasceu em Edimburgo em 13 de junho de 1831. Aos 14 anos escreveu seu primeiro trabalho científico, sobre um método mecânico de traçar curvas ovais. Em 1854 graduou-se no Trinity College, de Cambridge. Lecionou em Aberdeen, Escócia, de 1856 a 1860, e no King"s College, de 1860 a 1865, quando decidiu abandonar o magistério. Em 1871, contudo, concordou em assumir a recém-criada cátedra de física experimental da Universidade de Cambridge.
Como cientista, realizou desde estudos sobre as cores até a natureza dos anéis de Saturno. No ensaio On the Stability of Saturn"s Rings (1857; Sobre a estabilidade dos anéis de Saturno), afirma que são feitos de partículas independentes e não de fluidos ou discos sólidos, como se acreditava. Notabilizou-se pelas pesquisas sobre fenômenos elétricos e pelo desenvolvimento matemático de questões ligadas à eletrodinâmica e à natureza da luz.
Reelaborou matematicamente as descobertas de Michael Faraday e recebeu um prêmio da Universidade de Cambridge como autor da teoria sobre a cinética dos gases. Estabeleceu as conhecidas "equações de Maxwell", em que demonstra que a ação eletromagnética ocorre em ondas transversais semelhantes às da luz. Maxwell morreu em Cambridge em 5 de novembro de 1879.

Veja também: