Jacundá - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jacundá


  Taxonomia
A designação popular jacundá, freqüentemente encontrada em grande variedade de nomes compostos -- jacundá-açu, jacundá-branco, jacundá-coroa, jacundá-pinima, jacundá-piranga, jacundá-touro -- se aplica a numerosas espécies de peixe de água doce distribuídos por rios de todo o Brasil.
O jacundá, ou nhacundá, classifica-se no gênero Crenicichla, da família dos ciclídeos. O C. lepidota, também chamado guensa-verde, atinge vinte centímetros de comprimento, é esverdeado, com a barriga branca ou castanha, possui uma faixa branca que vai do focinho à cauda e é uma das espécies de dispersão mais vasta, pois se encontra de norte a sul do país.
Do rio Amazonas e seus afluentes é a espécie C. macrophtalma, de colorido pardo-esverdeado. Também da Amazônia são C. reticulata, cinza-amarelado, com o alto da cabeça e o dorso negros; C. strigata, que apresenta um par de estrias pelo meio do corpo e uma série de manchas pretas na cabeça; e C. lenticulata, chamado de jacundá-pinima, jacundá-branco ou jacundá-touro, que atinge trinta centímetros de comprimento. Das Guianas à Patagônia ocorre o jacundá-coroa (C. saxatilis), esverdeado e com 35cm de comprimento.

Veja também: