Jacques Tati - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jacques Tati


  Biografias
Alto, lacônico e gauche, o ator e diretor Jacques Tati ganhou renome graças a suas impagáveis interpretações cômicas, as melhores delas na pele do personagem Monsieur Hulot, nas quais predominava a pantomima.
Jacques Tati Scheff nasceu em 9 de outubro de 1908 em Pecq, França. Começou a carreira de comediante num musical-hall em 1931, com um ato centrado na caricatura óbvia. No mesmo ano, estreou como ator e diretor de cinema com o curta-metragem Oscar, champion de tennis (1931; Oscar, campeão de tênis). Popular em toda a Europa como cômico teatral na década de 1930, também escreveu, produziu e dirigiu as comédias em que atuou e que lembravam os "pastelões" americanos da década de 1920. Os enredos de seus filmes apresentam quase sempre o conflito de pessoas simples e desajeitadas com o mundo mecanizado moderno.
Tati escreveu e dirigiu preciosidades em que atuou como Jour de fête (1947; Carrossel da esperança), sátira a um carteiro de província, laureada no Festival de Cannes. Outros sucessos foram Les Vacances de Monsieur Hulot (1953; As férias do Sr. Hulot), premiado no Festival de Veneza; Mon oncle (1958; Meu tio), que ganhou o Oscar de melhor filme estrangeiro, o prêmio da crítica de Nova York e um prêmio especial em Cannes; Playtime (1968), ganhador do Grand Prix francês; e Traffic (1971; Tráfego), em que o cineasta voltou a encarnar Hulot. Jacques Tati morreu em Paris, em 5 de novembro de 1982
tp

Veja também: