Jacques Cousteau - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Jacques Cousteau


  Biografias

Conhecido mundialmente por seus livros e séries para a televisão sobre o mar, Jacques Cousteau realizou um importante trabalho de pesquisa oceanográfica, destinado à defesa do habitat marinho.

Jacques-Yves Cousteau nasceu em 11 de junho de 1910 em Saint-André-de-Cubzac, na Gironda, França. Na Marinha, onde chegou a capitão-de-corveta, recebeu treinamento de piloto naval. Co-inventor (1943) com o engenheiro Émile Gagnan, do Aqualung, aparelho a ar comprimido para mergulho, criou também a câmara submarina para televisão e o escafandro autônomo.

Cousteau efetuou diversos cruzeiros de pesquisa a bordo do navio oceanográfico Calypso, de que se tornou comandante em 1950. Em 1957 tornou-se diretor do Museu Oceanográfico de Mônaco. Realizou diversos documentários de curta-metragem, entre os quais Épaves (1945; Destroços) e Paysages du silence (1947; Paisagens do silêncio).

Seus documentários de longa-metragem alcançaram grande sucesso. Le Monde du silence (1955; O mundo do silêncio), co-dirigido por Louis Malle, obteve o Oscar da Academia de Hollywood e a Palma de Ouro em Cannes. Le Monde sans soleil (1964; O mundo sem sol) também recebeu o Oscar. Dirigiu, com Philippe Cousteau, Le Voyage au bout du monde (1976; Viagens ao fim do mundo). Realizou mais de cem filmes para a televisão, entre os quais a série The Undersea World of Jacques Cousteau (O mundo submarino de Jacques Cousteau).

Um de seus livros mais conhecidos é Jacques Cousteau"s Amazon Journey (1984; A expedição de Jacques Cousteau na Amazônia), escrito com Mose Richards, onde registrou sua expedição de Iquitos (Peru) à foz do rio Amazonas, em 1982-1983.Jacques Cousteau morreu em Paris em 25 de junho de 1997. 



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados