Jabuti - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Jabuti


  Taxonomia
Os nomes tartaruga, cágado e jabuti são às vezes confundidos na designação dos mesmos animais. Com a notável exclusão da tartaruga-da-amazônia, que vive no rio Amazonas e afluentes, o nome tartaruga se aplica apenas ao quelônio marinho. Os cágados têm pernas adaptadas à vida terrestre ou à água doce, com dedos providos de unhas e membranas natatórias entre eles. O jabuti não tem membranas interdigitais e suas pernas cilíndricas parecem tocos.
Jabuti é um réptil quelônio da família dos testudinídeos. A espécie mais comum nas matas do Brasil, Testudo ou Geochelone tabulata, ocorre desde Mato Grosso e Espírito Santo até a Amazônia. Em geral não passa de trinta a quarenta centímetros de comprimento, embora indivíduos velhos e bem nutridos possam atingir quase o dobro desse tamanho. O casco é alto e varia muito de cor à medida que o animal cresce, mas obedece a um padrão básico, caracterizado pelo fundo preto ou bem escuro sobre o qual se destacam, no centro dos diversos escudos em que o casco está dividido, manchas amarelas ou avermelhadas. Por baixo, no chamado plastrão ventral, o casco é amarelado e, no macho, côncavo, de modo a permitir que na hora do acasalamento ele possa subir e se encaixar sobre a fêmea. A postura desta, a jabota, é feita no chão das matas, por onde os jabutis perambulam à cata das frutas caídas e folhas tenras que constituem a base de sua alimentação.
Outra espécie brasileira, mais freqüente na Amazônia, é o jabuti-aperema (Nicoria punctata), de colorido geral castanho-escuro, cuja cabeça preta é orlada de amarelo, com duas linhas vermelhas atrás dos olhos.
No folclore brasileiro de procedência indígena, o jabuti simboliza a astúcia e representa papéis análogos aos da raposa na Europa. Assim, leva a melhor sobre o teiú ou lagarto, quando ambos se interessam por casar com a filha da onça; recupera sua flauta do jacaré, que a havia roubado; ganha do veado, numa corrida para a qual este o desafia; e vence até o Caipora, ao medirem forças.

Veja também: