J. Heinrich Pestalozzi - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



J. Heinrich Pestalozzi


  Biografias

Inovador da educação, Pestalozzi lançou as bases da pedagogia moderna ao conceber um sistema de ensino prático e flexível, que procurava estimular as faculdades intelectuais e físicas da criança.
Johann Heinrich Pestalozzi nasceu em Zurique, na Suíça, em 12 de janeiro de 1746. Estudou línguas, teologia, direito e história. Em 1769, comprou uma granja em Neuhof para se dedicar à economia rural e, mais tarde, transformou-a numa escola para crianças pobres. Voltado para o ensino elementar, procurou dar às crianças uma formação profissional, ainda que rudimentar, que lhes permitisse ter vida independente e produtiva. A comunidade de Neuhof faliu em 1780, mas Pestalozzi deu continuidade a seu projeto em Stanz, em 1799, onde enfrentou condições extremamente desfavoráveis ao cuidar de crianças desamparadas pela guerra, e em Burgdorf, entre 1800 e 1804.
Em 1805, fundou em Yverdon uma instituição que recebia crianças de todas as partes da Europa e funcionava também como centro de formação de professores. O instituto adquiriu renome internacional e divulgou suas idéias e seu programa revolucionário de ensino durante vinte anos. O currículo básico dava ênfase ao entendimento oral e às atividades coletivas, como desenho, escrita, canto, exercícios físicos, modelagem, cartografia e excursões ao ar livre. O método indutivo criado por Pestalozzi estimulava a observação e o raciocínio por meio da sucessão de etapas de complexidade gradativamente crescente e dava margem à manifestação das peculiaridades individuais. Pestalozzi, um dos primeiros educadores a demonstrar a influência do meio social sobre a educação, morreu em Brugg, na Suíça, em 17 de fevereiro de 1827.<

Veja também: