J. Carlos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

J. Carlos


  Biografias

Criador de tipos como a Melindrosa e o Almofadinha, afetados freqüentadores dos salões das primeiras décadas do século XX, J. Carlos foi um dos formadores da tradição da charge brasileira.
José Carlos de Brito e Cunha, dito J. Carlos, nasceu no Rio de Janeiro RJ em 18 de junho de 1884. Autodidata, iniciou a carreira de caricaturista ainda estudante, quando começou a publicar seus desenhos na revista O Tagarela (1902). Colaborou em muitos órgãos da imprensa carioca e, durante a primeira guerra mundial, em periódicos estrangeiros. Ao lado de Raul Pederneiras e Kalixto, formou o trio que daria à caricatura brasileira caráter nacional. De 1922 a 1930 chefiou a seção artística de O Malho, principal revista da época.
Trabalhando a bico de pena e aquarela, com um traço fino e sintético, foi influenciado pelo francês Sem e pelos desenhos elegantes e sinuosos da art nouveau. Exerceu a charge política e a caricatura de costumes, e seus trabalhos são preciosos documentos da evolução social carioca. Foi sobre uma charge inacabada, na redação de A Careta, revista que dirigiu duas vezes (1908-1921 e 1935-1950), que J. Carlos morreu, no Rio de Janeiro, em 2 de outubro de 1950.

 

Veja também: