Irmãos Montgolfier - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Irmãos Montgolfier


  Biografias
Ao inventarem o primeiro balão tripulado, os irmãos Montgolfier fundaram os princípios básicos da navegação aérea, que permitiram avanços posteriores na exploração da atmosfera.
Joseph-Michel Montgolfier nasceu em 26 de agosto de 1740, em Annonay, Ardèche, França, mesma cidade em que nasceu seu irmão Jacques-Étienne, em 6 de janeiro de 1745. Filhos de um próspero fabricante de papel que lhes financiou as experiências aeronáuticas, os dois irmãos empreenderam estudos científicos que também atendiam aos negócios da família.
Em 1782 os irmãos descobriram que era possível fazer flutuar uma bolsa leve de papel, injetando-lhe ar quente. A primeira demonstração pública dessa descoberta foi feita com um balão de papel e tela, em 4 de junho de 1783. No mesmo ano, repetiu-se a experiência em Versalhes, no dia 19 de setembro. Dessa vez o balão carregava um cesto, com um carneiro, um galo e um pato vivos. O aeróstato percorreu cerca de três quilômetros e aterrissou sem problemas. Em 21 de novembro os irmãos Montgolfier promoveram o primeiro vôo em balão tripulado. Os tripulantes, Pilatre de Rozier e François Laurent, marquês de Arlandes, percorreram cerca de nove quilômetros em 25 minutos.
Além do reconhecimento público, os irmãos Montgolfier receberam as honras da Academia de Ciências por suas pesquisas posteriores, tanto em aeronáutica como em outros campos da física, de que resultaram projetos como o pistom hidráulico e um singular modelo de calorímetro. Jacques-Étienne Montgolfier morreu em 2 de agosto de 1799, em Serrières, e Joseph-Michel em 26 de junho de 1810, em Balaruc-les-Bains.

Veja também: