Irineu Marinho - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Irineu Marinho


  Biografias

Ao fundar o jornal O Globo, em 1925, Irineu Marinho dificilmente imaginaria estar dando o primeiro passo para o grande império das comunicações que, no futuro, seria erguido por seus filhos.
Irineu Marinho nasceu em 19 de junho de 1876, em Niterói RJ. Ainda no colégio, publicou com o colega Otávio Kelly um jornal manuscrito. Em 1891 começou a trabalhar como revisor do Diário de Notícias, no Rio de Janeiro. Trabalhou depois em A Notícia, Gazeta da Tarde, A Tribuna e Gazeta de Notícias como repórter de polícia, chefe de reportagem, secretário e diretor.
Em 18 de julho de 1911 fundou seu próprio jornal, A Noite, o primeiro vespertino carioca. Além da atividade jornalística, apoiou a nascente aviação civil brasileira, o teatro e o cinema. Em 29 de julho de 1925 fundou o jornal O Globo, mas não pôde assistir ao sucesso que a publicação alcançaria, pois morreu 23 dias após o lançamento do primeiro número, em 21 de agosto de 1925, no Rio de Janeiro. A partir do jornal, seus filhos fundaram a Empresa Jornalística Brasileira, que se tornou o maior complexo de comunicações do país, com uma vasta rede de emissoras de rádio e televisão.


Veja também: