Intemperismo - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Intemperismo


  Geografia Fisica
Ao preparar o caminho para a atuação de agentes erosivos como rios, geleiras e ventos, o intemperismo contribui para modificar lenta mas continuamente a forma da superfície terrestre.
Intemperismo é o conjunto de processos físicos, químicos, biológicos e físico-químicos responsáveis pela degradação de rochas à superfície da Terra. Nas rochas fraturadas em situação topográfica favorável à penetração da água, o fenômeno pode produzir falhas de mais de cem metros de profundidade. Dependendo das condições climáticas, os diferentes processos intempéricos atuam isolada ou simultaneamente.
São vários os fatores que influem no tipo e na intensidade dos intemperismos: topografia, vegetação, tipo de rocha (composição mineralógica e química, textura e estrutura) e clima. A topografia muito plana favorece a penetração da água e propicia a degradação mais rápida das rochas e do solo. A vegetação impede o escoamento rápido das águas superficiais e cria, assim, condições favoráveis à maior penetração da umidade. O clima é fator importante na determinação da forma sob a qual se manifesta o fenômeno: em clima tropical, predomina o intemperismo químico, enquanto nos climas áridos ou frios é mais freqüente o intemperismo físico.
Também chamado mecânico, o intemperismo físico leva à fragmentação das rochas. Muitos organismos agem nessa modalidade de intemperismo: as raízes das árvores, por exemplo, podem penetrar nas fendas das rochas e ocasionar a separação de blocos, em virtude de seu crescimento. O intemperismo químico é o que provoca a decomposição química dos minerais das rochas e realiza-se à custa de água (que transporta gases ativos no processo de decomposição) e de diversos ácidos, de origem orgânica ou inorgânica.
A atuação humana também influi sobre o intemperismo. O ácido sulfúrico da atmosfera, produzido por emissões poluentes de indústrias e veículos motorizados, afeta também as formações rochosas.

Veja também: