Inigo Jones - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Inigo Jones


  Biografias
Ao reelaborar o "estilo palladiano" para fundar a tradição inglesa clássica de arquitetura, Inigo Jones foi o principal introdutor, na Inglaterra, das formas arquitetônicas do Renascimento italiano.
Inigo Jones foi batizado em Londres, em 19 de julho de 1573. Filho de um alfaiate, acredita-se que foi aprendiz de marceneiro. Em 1603, visitou a Itália, onde adquiriu prática em pintura e desenho, e mais tarde esteve sob a proteção de Cristiano IV da Dinamarca. Depois de seu retorno à Inglaterra, dedicou-se sobretudo ao desenho de cenários e figurinos teatrais, exercendo grande influência na renovação do teatro inglês. Em 1610, foi nomeado arquiteto do príncipe de Gales. Ao voltar à Itália em 1613, como membro do séquito do Lord Arundel, estudou em profundidade as ruínas antigas e as obras dos mestres modernos, sobretudo de Andrea Palladio, cuja obra Quattro libri dell"architettura (Quatro livros de arquitetura) levou consigo.
De 1615 a 1642, foi arquiteto de Jaime I e Carlos I. Sua primeira obra importante foi a Queen"s House, em Greenwich, que por seu classicismo causou forte impacto na Inglaterra, país de tradição gótica. Em 1622, reconstituiu o Banqueting House, em Whitehall, considerada sua obra mais importante. Internamente, a construção foi concebida como uma basílica, segundo os modelos de Vitrúvio, porém sem as naves laterais e com as pilastras e colunas exteriores alinhadas sobre o muro de cantaria. Essa simetria entre o interior e o exterior, que confere unidade ao conjunto, é característica da obra de Jones e de seus seguidores.
Em 1630, Jones realizou um projeto para as propriedades do conde de Bedford, em Covent Garden, de que só se conserva, ainda que com grandes modificações, a igreja de São Paulo, cujo pórtico é um exemplo único na Europa do emprego da ordem toscana primitiva. O principal trabalho de Jones em seus últimos anos foi a restauração da catedral de São Paulo, em Londres (1634-1642). Quando Sir Christopher Wren terminou a obra, depois do grande incêndio de 1666, respeitou o projeto de Jones. Durante a guerra civil, Jones foi detido em 1645 e teve seus bens confiscados, mas obteve o perdão no ano seguinte. Morreu em Londres, em 21 de junho de 1652.
a-onli

Veja também: