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Ingmar Bergman


  Biografias
Comparßvel a enfoques da filosofia existencialista, o cinema de Ingmar Bergman evoluiu de uma angustiada busca do sentido da vida para uma abordagem original dos problemas suscitados pelos relacionamentos humanos.
Ernst Ingmar Bergman nasceu em Uppsala, SuÚcia, em 14 de julho de 1918. Filho de um pastor luterano, o ambiente religioso em que passou a infÔncia influenciou sua formaþÒo moral e intelectual. Na adolescÛncia jß se sentia seduzido pelo cinema, a cujos recursos expressivos dava grande valor. Mas, como tantos outros cineastas, comeþou por dedicar-se ao teatro, atividade que nunca abandonou.
Em seu primeiro filme, Kris (1945; Crise), reflete-se o pessimismo do p¾s-guerra europeu. Em 1949, ao realizar Fõngelse (PrisÒo), Bergman iniciou uma fase em que dois temas fundamentais coexistem: um, de carßter filos¾fico, em torno de quest§es como a existÛncia de Deus ou do bem e do mal; outro, de tipo satÝrico, centrado nos problemas da falta de comunicaþÒo entre as pessoas.
Em 1956, no inÝcio de outra fase, procurou desesperadamente alguma revelaþÒo que o ajudasse a compreender a vida, em toda sua extensÒo, e o mistÚrio da morte. O filme mais representativo de Bergman, na Úpoca, foi Det Sjunde Inseglet (1957; O sÚtimo selo), alegoria ambientada na Idade MÚdia, com que obteve fama mundial. No mesmo ano conseguiu grande sucesso no festival de Cannes com Sommarnattens leende (1955; Sorrisos de uma noite de verÒo). Dessa fase sÒo tambÚm Ansiktet (1958; O rosto), Jungfrukõllan (1959; A fonte da donzela) e Sasom i en spegel (1960; AtravÚs de um espelho). Em Viskingar och rop (1972; Gritos e sussurros) e Herbstsonate (1978; Sonata de outono) pretendeu evitar sua visÒo angustiada da realidade e ofereceu uma alternativa esperanþosa Ós protagonistas femininas, freq³entes em seus filmes e sempre de fundamental importÔncia. Os sucessos acumulados ao longo de sua carreira culminaram em 1983 com a obtenþÒo do Oscar hollywoodiano para o melhor filme estrangeiro, por Fanny och Alexander (Fanny e Alexander).
O cinema de Bergman nÒo trouxe grandes inovaþ§es formais, mas sua excelente direþÒo de atores e a profundidade filos¾fica dos temas tornaram-no uma das figuras mais destacadas do cinema mundial. Sua anßlise angustiada da situaþÒo humana nada perdeu da intensidade com os anos. A progressiva eliminaþÒo dos elementos dispersivos de adorno permitiu que seus filmes constituÝssem um grande drama abstrato sobre a relaþÒo do homem com seus semelhantes e, talvez, com Deus. Bergman lida com a tentativa do homem para definir a pr¾pria personalidade, removendo as muitas mßscaras para ver que rosto surge por trßs. As imagens do criador como ator ou como mßgico retornam aqui e ali em sua obra. Ele mesmo incorpora facetas de pensador e de ator, de pregador e de charlatÒo; em Bergman, todos os papÚis sÒo fundidos para criar um artista de grande forþa e individualidade. A aparÛncia enevoada de seus filmes, quer nas imagens do ambiente fÝsico, quer no tocante aos sentimentos humanos, garantiu-lhe a realizaþÒo de um estilo maior e inconfundÝvel.

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