Imbuia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Imbuia


  Botânica
A imbuia chama atenção, no sul do Brasil, pelo tronco espesso, os ramos pequenos e muito subdivididos, e as flores, pequenas mas reunidas em belos cachos amarelos.
Chama-se comumente imbuia, imbuia-amarela, imbuia-clara ou imbuia-parda a Phoebe porosa, árvore da família das lauráceas, natural nos estados brasileiros de Santa Catarina e Paraná, onde convive sobretudo com o pinheiro-do-paraná e a erva-mate, em terrenos elevados (de 750 a 1.200m) e sílico-argilosos. É uma planta de clima temperado, que também ocorre, embora menos, no Rio Grande do Sul e São Paulo. Mede de 13 a 30m, é grossa e dá como fruto uma baga de pequenina cúpula basal.
A madeira, embora resistente, não é muito pesada ou dura: maleável, presta-se facilmente ao polimento e é por isso bastante valorizada nos trabalhos de marcenaria. Emprega-se particularmente em móveis de luxo, pois também se distingue pela beleza da coloração, que varia do amarelo-esverdeado ao quase negro, mas tem o pardo como cor predominante, estriado de vermelho ou com manchas mais escuras. É freqüente em sua superfície a formação de curiosos desenhos ou ornatos naturais.

Veja também: