Ilhas Virgens - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ilhas Virgens


  Geografia Fisica
Extensão da cadeia de montanhas de Porto Rico, as ilhas Virgens estão submetidas a duas soberanias diferentes, a americana e a britânica.
As ilhas Virgens constituem um arquipélago de cerca de noventa ilhas e ilhotas no nordeste do mar do Caribe. Estendem-se por cerca de cem quilômetros e ocupam uma área total de 505km2. A maior parte da população descende de escravos africanos.
As quarenta ilhas sob controle do Reino Unido ocupam 153km2. Das 11 habitadas, as principais são Tortola (onde fica a capital, Road Town), Anegada, Virgem Gorda e Jost Van Dyke. A economia baseia-se no turismo, que se desenvolveu a partir do início da década de 1970, na agropecuária e na pesca. O arquipélago produz sobretudo frutas e cana-de-açúcar. Na indústria destaca-se a produção de rum, tintas e materiais de construção. O governador é nomeado pelo monarca britânico.
O território americano das ilhas Virgens, em que se destacam as ilhas de Saint Croix, Saint John, e Saint Thomas, cobrem 352km2. A capital é Charlotte Amalie, em Saint Thomas. No século XX, registrou-se uma expressiva imigração do continente e de Porto Rico. O turismo e a indústria (têxteis, óxido de alumínio e refino de petróleo), além de plantações de cana-de-açúcar e cítricos, garantem uma renda per capita superior à das demais ilhas do Caribe.
História. O arquipélago era provavelmente habitado por índios aruaques, expulsos no fim do século XV por belicosas tribos caraíbas. Cristóvão Colombo desembarcou em Saint Croix em 1493 e chamou o arquipélago Santa Úrsula e as Onze Mil Virgens. A Espanha reclamou soberania em 1555, com a sujeição dos caraíbas. No início do século XVII, piratas, bucaneiros e colonizadores britânicos, franceses, dinamarqueses e holandeses disputaram as ilhas aos espanhóis. Em 1666, os britânicos conquistaram aos holandeses as ilhas que integram as Virgens britânicas atuais, e em 1872 elas passaram a integrar a colônia britânica das ilhas Sotavento. Somente em 1960 foi nomeado um governador para as Virgens britânicas e uma Assembléia Legislativa.
Sobre as atuais ilhas Virgens americanas firmou-se no século XVIII a soberania dinamarquesa. Duas revoltas de escravos no começo do século XIX levaram ao declínio econômico das plantações e à abolição da escravatura em 1848. A posição estratégica das ilhas, porém, levou os americanos a negociarem com a Dinamarca sua aquisição, concluída em 1917. O território passou a ser administrado pela Marinha americana. Em 1931 estabeleceu-se uma administração civil e desde 1970 o governador é eleito pela população, assim como a Câmara Legislativa.