Ilhas Órcadas - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ilhas Órcadas


  Geografia Fisica

Distribuída em pequenas propriedades, a agropecuária das Órcadas alcança, porém, altos níveis de produtividade, com métodos e equipamentos modernos.

O arquipélago das Órcadas (em inglês, Orkney), que agrupa mais de setenta ilhas e ilhotas, situa-se no Atlântico, a 32km a nordeste da Escócia, de que é separado pelo estreito de Pentland. Desde a reorganização administrativa de 1975, as Órcadas formam uma das três áreas insulares da Grã-Bretanha.

Existem sinais de ocupação pré-histórica em vários pontos do arquipélago. O sítio arqueológico de Skara Brae, em Mainland, uma das ilhas, é uma das mais completas relíquias européias do período neolítico. No século VIII as ilhas foram ocupadas por viquingues. Em 1472, passaram para o reino da Escócia. Na atualidade, as Órcadas constituem um condado escocês, com governo próprio, sediado na cidade de Kirkwall, em Mainland. Junto com as ilhas Shetland, têm representante no Parlamento britânico.

A base da economia é a pecuária de corte e a avicultura, além da suinocultura e produção de laticínios. A pesca é menos desenvolvida do que nas Shetland. Na ilha de Scapa Flow há uma base naval e um terminal de petróleo.


Veja também: