Ilhas Molucas - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ilhas Molucas


  Geografia Fisica

As especiarias -- cravo, canela, pimenta, noz-moscada etc. -- constituem importante riqueza das ilhas Molucas. Situado no sudeste da Ásia, o arquipélago é o mais oriental dos que formam a Indonésia.

O arquipélago das Molucas situa-se entre as ilhas Celebes, a oeste, a Nova Guiné, a leste, os mares de Arafura e Timor, ao sul, e as Filipinas, o mar das Filipinas e o oceano Pacífico, ao norte. Com área total de 74.505km2, é formado por numerosas ilhas montanhosas e sujeitas a frequentes terremotos.

As Molucas compreendem três grupos de ilhas. No norte ficam Halmahera, Morotai, Batjan e Obi, a leste do mar das Molucas e das Celebes. No centro, ao norte do mar de Banda, onde se encontram as maiores profundidades de toda a área, situam-se Seram (Ceram), Buru (Baru) e Ambon. A sudeste, entre os mares de Banda e de Arafura, acham-se Aru, Tanimbar e Kai. De clima quente e sujeito ao regime das monções, o arquipélago apresenta chuvas abundantes no verão e seca prolongada no inverno. Florestas equatoriais são a paisagem vegetal típica e há vulcões ativos.

Descobertas em 1511 pelos portugueses, que lhes deram o nome de Maluco, as ilhas, também chamadas das Especiarias, pertenceram à Espanha, que, em 1529, as cedeu para Portugal. Do século XVII até a independência da Indonésia pertenceram aos holandeses, exceto de 1810 a 1814, período de domínio inglês.

A população, concentrada sobretudo no litoral, pertence em sua maioria ao grupo dos alfurás, de alta estatura e bronzeados, aparentados com os daiaques de Bornéu e os bataques de Sumatra, embora mestiçados com papuas, malaios e polinésios. Todos falam dialetos malaios, e as religiões predominantes no litoral são o islamismo e o cristianismo. A cidade portuária de Amboina, na ilha homônima, é a mais populosa. Destacam-se também Ternate e Batjan (ilhas do norte), Piroe e Boela (Seram), e Dobo (Aru).

Além de especiarias, as ilhas produzem sagu, base alimentar da população, copra, pérolas, madrepérola e óleos aromáticos, além de artigos típicos como ninhos de andorinhas, penas de aves-do-paraíso e barbatanas de tubarão. Na ilha de Seram explora-se petróleo.

 



Veja também:




Copyright © 1999 - 2021 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados