Ilhas Marianas - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ilhas Marianas


  Geografia Fisica

Descobertas por Fernão de Magalhães, as ilhas Marianas receberam esse nome em homenagem à regente espanhola Mariana da Áustria.

Situadas no Pacífico ocidental, a 2.400km das Filipinas, as Marianas são uma série de formações coralinas e vulcânicas que fazem parte do arquipélago oceânico da Micronésia. Compreendem a ilha de Guam, território dos Estados Unidos, com superfície de 541km2, e as Marianas Setentrionais, com 471km2, fideicomisso americano.

Fernão de Magalhães deu-lhes em 1521 o nome de Velas Latinas, mas ficaram conhecidas como ilhas dos Ladrões, nome que os jesuítas espanhóis trocaram pelo de Marianas. Em 1898, após a guerra com a Espanha, os Estados Unidos se apoderaram de Guam. No ano seguinte as Marianas setentrionais foram vendidas à Alemanha e em 1919, dominadas pelos japoneses; em 1947 passaram ao controle americano.

A economia das ilhas baseia-se na agricultura de subsistência, na exportação de copra e nos serviços às instalações militares americanas. Os nativos são os chamorros, de raça micronésia. A população atual provém da intensa mescla racial de espanhóis, mexicanos, filipinos e americanos.



Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados