Ilha do Bananal - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ilha do Bananal


  Geografia Fisica
Considerada um dos mais importantes santuários ecológicos do Brasil, a ilha do Bananal, a maior ilha fluvial do mundo, apresenta fauna e flora características tanto do cerrado quanto do pantanal.
A ilha do Bananal situa-se no estado do Tocantins, na divisa com Mato Grosso. Formada pelo rio Araguaia, estende-se por 320km, com uma largura máxima de 55km. O braço principal do rio forma a fronteira entre os estados de Mato Grosso e Tocantins, e o braço menor é navegável por pequenas embarcações. Um terço da área corresponde ao Parque Nacional do Araguaia, fundado em 1959, e o restante cabe à reserva indígena, onde vivem índios javaés e carajás. A ilha é pontilhada de lagos e coberta por densa mata, com árvores de até trinta metros de altura. Na época da cheia, dois terços de sua área ficam inundados.
O parque possibilita ao visitante ver onças-pintadas, suçuaranas, corvos, veados, cachorros-do-mato, tamanduás e tatus. Nas áreas alagadas abundam emas, perdizes, garças reais, curiacas, colheireiros, irerês e mutuns. Apesar da importância da ilha como santuário natural, na década de 1990 a criação de gado, além da ação de caçadores e da pesca predatória, que faz aumentar a população de piranhas, traziam desequilíbrios ecológicos.s.

Veja também: