Ilha de Trindade - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ilha de Trindade


  Geografia Fisica

Reino Unido ocupou por duas vezes a ilha de Trindade, mas acabou por reconhecer, em 1896, a soberania brasileira sobre o território.
A ilha de Trindade está localizada no Atlântico sul e dista 1.100km do litoral do estado brasileiro do Espírito Santo, ao qual se vincula administrativamente.

Com área de 8,2km2, é de origem vulcânica e tem topografia muito acidentada, com elevações que atingem 600m no pico Desejado. A vegetação é arbustiva e herbácea, mas nas encostas meridionais, úmidas e de maior altitude, ocorrem associações de fetos arborescentes de grande porte, que formam as chamadas florestas de samambaias.

De clima quente, a ilha de Trindade concentra grande número de aves marinhas, caranguejos de hábitos terrestres e tartarugas marinhas, que vivem ao lado de suínos, caprinos e ovinos em estado selvagem. Apresenta condições desfavoráveis para a agricultura, mas as águas que a cercam são extraordinariamente piscosas.


Descoberta em 1501 por João de Nova e visitada em 1502 por Estêvão da Gama, de quem recebeu o nome atual, chegou a constituir a capitania da Assunção, em 1539, sem ter sido povoada. Foi utilizada como presídio político em 1924 e desde 1958 tem uma base meteorológica mantida pela Marinha.


Veja também: