Ilha de Reunião - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ilha de Reunião


  Geografia Fisica
Desabitada no início do século XVI, quando foi descoberta pelos portugueses, a ilha de Reunião começou a ser povoada cerca de 150 anos depois pelos franceses, que levaram escravos para trabalhar nas plantações de café e cana-de-açúcar.
A ilha de Reunião pertence ao arquipélago de Mascarenhas e é um departamento ultramarino francês. Situa-se no oceano Índico ocidental, 680km a leste de Madagascar e 180km a sudoeste das ilhas Maurício. De origem vulcânica e forma quase circular, ocupa uma área de 2.512km2 e tem a paisagem dominada por cones vulcânicos, dos quais o mais elevado é o pico das Neves, com 3.069m de altitude.
Em meados do século XVII, a Companhia Francesa das Índias Orientais estabeleceu na ilha de Reunião uma base de reabastecimento de navios em trânsito para a Índia, pela rota do cabo da Boa Esperança. Escravos negros africanos constituíam a mão-de-obra das lavouras de café e cana-de-açúcar. Com a abolição da escravatura, em 1848, a França passou a recrutar para a ilha trabalhadores da Indochina, da Índia e da África oriental. Reunião foi mantida como colônia pela França até 1946, quando se tornou departamento ultramarino do país. Em 1972, estabeleceu-se na ilha o quartel-general das forças militares francesas no oceano Índico, com pessoal retirado de Madagascar.
A economia baseia-se no açúcar, que representa cerca de 75% das exportações. Outros produtos importantes são o fumo, a baunilha e o gerânio (usado na fabricação de perfumes), além de frutas. Mais de sessenta por cento do comércio exterior efetua-se com a França.
Como departamento ultramarino da França, Reunião elege cinco deputados para a assembléia nacional e três senadores. Um prefeito indicado administra o departamento, com a ajuda de um conselho de 44 membros eleitos. Os habitantes de Reunião têm plena cidadania francesa e contam com uma boa rede de serviços de saúde, fato que repercute nos índices de mortalidade infantil, excepcionalmente baixos para a região. O idioma oficial é o francês, mas o crioulo é a língua predominante. A religião católica é professada por cerca de noventa por cento da população.
Na costa norte, a capital e maior área urbana de Reunião, Saint-Denis, abriga cerca de um quinto da população total da ilha. Outras cidades importantes são Saint-Paul, Saint-Pierre e Le Tampon. Reunião tem universidade e escola técnica. Uma rodovia pavimentada em torno da ilha liga Saint-Denis às principais cidades e ao porto, Le Port, adaptado para receber grandes navios. Outra estrada atravessa a ilha de sudoeste a nordeste e liga as cidades de Saint-Pierre e Saint-Benoît. Há um aeroporto internacional próximo à capital.

Veja também: