Ilha de Man - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Ilha de Man


  Geografia Fisica

A manutenção de tradições escandinavas adquiridas no período em que foi dependência norueguesa e a realização de uma competição anual de motociclismo são atrativos da ilha de Man, cuja principal fonte de divisas é o turismo.
A ilha de Man situa-se no mar da Irlanda, num ponto eqüidistante entre Escócia, Inglaterra e Gales, a leste, e Irlanda do Norte, a oeste. Tem 48km de comprimento, 16km de largura e ocupa uma superfície de 572km2. Consiste em uma massa montanhosa central que culmina no monte Snaefell, com 620m de altitude, e de terras cultiváveis que se extendem ao longo de toda a ilha. O litoral é escarpado e a vegetação baixa inclui pequeno número de árvores.
Os celtas foram os primeiros habitantes da ilha, cujo idioma predominante, até a primeira metade do século XIX, era o gaélico. Invadida por viquingues a partir do ano 800, foi dependência norueguesa. Em 1266, a Escócia comprou a ilha, que não integra o Reino Unido mas é uma possessão da coroa britânica desde 1828. Man tem Parlamento próprio, um dos mais antigos do mundo, o Tynwald, que dirige a ilha juntamente com um governador indicado pela coroa.
Nas montanhas criam-se ovinos, e nas planícies cultivam-se plantas forrageiras, batata, aveia e cevada, mas a terra é insuficiente para manter a população, que recorre à pesca do arenque, no mar da Irlanda, e do bacalhau, no Atlântico. A fauna é pobre mas acredita-se que o gato manx, raça de felinos domesticados e sem rabo, tenha se originado na ilha.

 t

Veja também: