Ilha Cayman - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Ilha Cayman


  Geografia Fisica

A colônia britânica das ilhas Cayman é não só importante centro turístico como também um dos chamados paraísos fiscais, devido aos juros bancários favoráveis e ao sigilo das contas.

Localizada 290km a noroeste da Jamaica, no mar do Caribe, a colônia é formada por três ilhas - Grande Cayman (onde fica a capital, George Town), Cayman Brac e Pequena Cayman -, com área total de 264km2. Em nenhuma das ilhas existem rios, mas trinta por cento de suas terras são pantanosas. Cerca de 25% da população é de origem europeia, principalmente inglesa; 25% descendem de escravos africanos e os restantes têm diversas origens. O idioma oficial é o inglês, com vários dialetos, e o espanhol é a segunda língua. Predomina o protestantismo.

Avistadas por Colombo em 1503, as ilhas chamaram-se inicialmente Las Tortugas e, a partir de 1527, Cayman. Em 1670, foram cedidas à coroa britânica e passaram a ser administradas pelo governo colonial da Jamaica até 1962, quando esta se tornou independente. Uma constituição aprovada em 1972 concedeu às ilhas maior autonomia. O chefe de estado é o governador, representante da coroa britânica. O legislativo é composto pelo governador, quatro membros nomeados e 15 eleitos. Os habitantes das ilhas gozam de bom padrão de vida. O ensino é obrigatório e gratuito até os 16 anos. Existem duas emissoras de rádio. Não há estações de televisão, mas emissoras do exterior, sobretudo dos Estados Unidos, são captadas via satélite.

As finanças e o turismo são as grandes fontes de divisas das ilhas Cayman. Nelas funcionam mais de 500 bancos e companhias de investimento, que captam recursos do mundo inteiro. A beleza natural e o clima tropical atraem turistas europeus e americanos.


Veja também: