Humphry Davy - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Humphry Davy


  Biografias

A grande habilidade na pesquisa, unida à profunda intuição e ao rigor metodológico fizeram de Humphry Davy um dos mais famosos químicos do século XIX. Deve-se a ele, entre outras conquistas, a descoberta de elementos químicos como o sódio, o potássio e o cálcio.
Davy nasceu em Penzance, na Cornualha, Inglaterra, em 17 de dezembro de 1778. Durante algum tempo foi aprendiz de farmacêutico, atividade que alternava com excursões campestres. Durante esses passeios recolhia minerais, caçava, pescava e gostava de observar as variadas manifestações da natureza, hábitos que manteve até a morte. Em 1797 fez-se amigo de Davies Giddy. Este, mais tarde presidente da Royal Society, pôs sua biblioteca e seu bem montado laboratório de química à disposição de Davy, que teve ali sua formação autodidata. De 1798 a 1801 trabalhou como supervisor químico da Clifton Pneumatic Institution, onde se pesquisavam as possibilidades terapêuticas dos gases.
Nessa época Davy determinou a composição do óxido nitroso, conhecido como gás hilariante, e usado como anestésico. Isso fez com que, em 1801, lhe fosse oferecido o cargo de professor de química na Royal Institution em Londres, onde estudou a eletrólise ou decomposição de um composto pela passagem de uma corrente elétrica em solução aquosa de diversos sais. Em 1807, também mediante procedimentos eletrolíticos, Davy isolou o sódio e o potássio e, um ano depois, obteve o bário, o cálcio e o estrôncio. A essas descobertas viria unir-se, em 1815, a invenção da lâmpada de segurança para mineiros, destinada a proteger os operários das então freqüentes explosões provocadas pelo metano em mistura com o ar atmosférico. A chamada lâmpada de Davy, usada até hoje, dispõe de uma tela metálica que envolve a chama, evitando a explosão.
Em 1820 Davy foi nomeado presidente da Royal Society, o que constituiu brilhante coroamento à sua carreira científica. Humphry Davy morreu em Genebra, em 29 de maio de 1829.

 line

Veja também: