Homem de Cro-Magnon - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Homem de Cro-Magnon


  Biografias
Autor das primeiras obras de arte da pré-história, o homem de Cro-Magnon, como o de Neandertal, é considerado um representante do Homo sapiens pré-histórico.
Não se sabe ao certo durante quanto tempo a população de Cro-Magnon existiu, nem o que aconteceu a seus integrantes. Também ignora-se em que ponto da evolução humana se situa. Seus resquícios foram encontrados em 1868 pelo geólogo Louis Lartet numa gruta da localidade de Cro-Magnon, na região da Dordonha, no sul da França, onde foram desenterradas cinco camadas arqueológicas. Os testes indicaram que os esqueletos, encontrados na camada superior, tinham entre 10.000 e 35.000 anos.
Forte e musculoso, o homem de Cro-Magnon tinha o crânio grande e estreito, a fronte reta e a face curta e larga. É muito difícil identificar outras características físicas devido ao estado em que foram achados seus restos, mas acredita-se que era bem mais alto do que outras espécies situadas na origem da evolução humana, pois media entre 1,66 e 1,71m.
O povo de Cro-Magnon fazia pequenas esculturas, gravava e pintava pedras. Suas obras, entre as quais utensílios e armas decoradas, indicam que para ele a arte tinha também sentido religioso. Representava em suas esculturas homens e animais. As figuras humanas têm ombros e quadris muito largos e as mulheres estão ostensivamente grávidas, pelo que se acredita que os desenhos se relacionavam a ritos da fertilidade. As pinturas de animais no estilo de Cro-Magnon, algumas de surpreendente beleza, podem ser vistas em cavernas da França e da Espanha.
O refinamento das pinturas, gravuras e esculturas demonstram que os Cro-Magnons não eram amadores e sim verdadeiros artistas. São em geral relacionados com a cultura aurignaciana, cujos restos foram descobertos na região francesa de Aurignac, que se caracteriza pela produção de artefatos de pedra e osso, pinturas e gravuras de fino acabamento. O povo de Cro-Magnon ocupava as mesmas cavernas durante todas as estações do ano e tudo indica que era sedentário. Ao que parece, se deslocava apenas quando necessário, em busca de caça ou devido a mudanças no meio ambiente.

Veja também: