Hidrografia brasileira - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Hidrografia brasileira


  Meio Ambiente

O Brasil é dono de um dos patrimônios hídricos mais importantes do planeta. Ocupando quase metade da América do Sul, o país tem a sua hidrografia marcada pela existência de doze regiões hidrográficas e possui recursos hídricos de superfície, compostos por córregos, rios e lagos; recursos hídricos subterrâneos, formados pelas águas que infiltram o solos e subsolos nacionais e pelas águas oceânicas.

As Regiões Hidrográficas brasileiras são definidas pela Agência Nacional de Águas como espaço territorial compreendido por uma bacia, grupo de bacias ou sub-bacias hidrográficas contíguas, com características naturais, sociais e econômicas homogêneas ou similares. As Regiões Hidrográficas Amazônica, do Atlântico Leste, do Atlântico Nordeste Ocidental, do Atlântico Nordeste Oriental, do Atlântico Sudeste, do Atlântico Sul, da Paraíba, do São Francisco, do Tocantins-Araguaia, do Uruguai, Paraguai e do Paraná compõem o conjunto das regiões hidrográficas do Brasil. Dentre elas destaca-se a da Região Amazônica que detém 74% dos recursos hídricos superficiais do país.

Dentre as Bacias que compõem as regiões hidrográficas do Brasil, as mais importantes são as bacias do Rio Amazonas, do Rio Tocantins e a do São Francisco. Apenas a Bacia do rio Amazonas, com 60% de sua extensão em território brasileiro, escoa sozinha 1/5 de toda água doce que existe no planeta.

Com posição privilegiada, o Brasil detém 12% da água doce de superfície existente do mundo. A importância desse percentual é notória quando observa-se, por exemplo, que todo o continente africano possui 9% desse total, a Europa 7% e a Austrália e Oceania 6%.

Veja também: