Henry Walter Bates - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Henry Walter Bates


  Biografias

 A pesquisa de elementos que explicassem a origem das espécies trouxe ao Brasil, em 1848, o naturalista inglês Henry Bates.
Henry Walter Bates nasceu em Leicester, a 8 de fevereiro de 1825. Em 1844 associou-se a Alfred Russel Wallace, para, juntos, excursionarem pelo rio Tocantins, em busca de dados sobre a origem das espécies. Bates permaneceu durante sete anos e meio no Brasil e, após percorrer todo o Amazonas e o Solimões, voltou à Inglaterra em 1859.

Dois anos depois, apresentou à Linnean Society a monografia Contributions to an Insect Fauna of the Amazon Valley (Contribuições para uma fauna de insetos do vale do Amazonas), que mereceu o aplauso de Charles Darwin. Em 1864 foi nomeado secretário-assistente da Royal Geographical Society e, em 1881, eleito para a Royal Society. Sua coleção de 14.712 espécies da fauna da América do Sul, das quais cerca de oito mil eram desconhecidas, muito contribuiu para o progresso dos estudos zoológicos. Darwin e Wallace devem a Bates muitos dos dados que utilizaram em suas teorias sobre a origem das espécies.
Em 1863 Bates publicou The Naturalist on the River Amazons, a Record of Adventures, Habits of Animals, Sketches of Brazilian and Indian Life. Uma tradução brasileira, com o título de O naturalista no Rio Amazonas, foi publicada em 1944. Bates faleceu em Londres, a 16 de fevereiro de 1892.


Veja também: