Henry Van de Velde - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Henry Van de Velde


  Biografias
O arquiteto e decorador Henry van de Velde foi um dos iniciadores do estilo art nouveau, conhecido também na época como modern style e caracterizado pelo abundante emprego de linhas sinuosas, em geral derivadas de formas da natureza.
Henry Clemens van de Velde nasceu em Antuérpia, Bélgica, em 3 de abril de 1863. Iniciou sua atividade criadora como pintor, sob a influência das tendências neo-impressionistas. Por volta de 1890, em perfeita sintonia com as idéias do inglês William Morris, passou a dedicar-se ao desenho industrial, com a intenção de aplicar ao dia-a-dia suas concepções estéticas. Em 1896, Van de Velde realizou em Paris uma exposição de móveis que, com suas linhas onduladas e seus motivos orgânicos, foram fundamentais para difundir o art nouveau na França. No ano seguinte, com uma exposição em Dresden, obteve na Alemanha resultados idênticos.
Na condição de conselheiro artístico do grão-duque de Weimar, a partir de 1902, desenvolveu nessa cidade intensa atividade pedagógica. Ao reorganizar ali a Escola de Artes e Ofícios e a Escola de Belas-Artes, lançou as bases para a posterior fusão das duas instituições na Bauhaus, por iniciativa de Walter Gropius, em 1919.
Após projetar em 1914 o teatro do Deutscher Werkbund em Colônia, destruído mais tarde, viajou intensamente pela Europa, retornando à Bélgica em 1925. Desde então, dedicou-se sobretudo a ensinar, mas ainda projetou alguns prédios, como o do Museu Kröller-Müller em Otterlo, Países Baixos, que demonstram sua progressiva aproximação da arquitetura racionalista. Van de Velde morreu em Zurique, Suíça, em 25 de outubro de 1957.

Veja também: