Henry Ford - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Henry Ford


  Biografias
A produção em série, implantada pioneiramente por Ford na indústria automobilística, foi a grande alavanca da produção industrial moderna.
Henry Ford nasceu em Wayne County, Michigan, Estados Unidos, em 30 de julho de 1863. Aos 16 anos mudou-se para Detroit, onde se empregou como vendedor de máquinas. Mais tarde trabalhou para a companhia Detroit Edison, como responsável pela manutenção do serviço elétrico da cidade e, nas horas vagas, planejou e construiu peça por peça um veículo movido a gasolina. Como acionista minoritário da companhia Detroit Automobile, viu-se impedido de pôr em prática seus ambiciosos projetos e fundou, em 1902, a companhia Henry Ford, que um ano depois lançava com grande sucesso seu primeiro modelo. Em concorrência com a empresa Selden, de Nova York, na execução de projetos cada vez mais avançados, lançou com retumbante êxito o modelo T.
O avanço tecnológico da companhia Ford permitiu reduzir a carga horária dos trabalhadores e aumentar-lhes os salários. Esse fato concorreu para incrementar a popularidade de Henry Ford, que repetiu muitas vezes iniciativas liberais típicas do capitalismo desenvolvido e contribuiu, com essa política, para fortalecer e firmar a Ford como uma das grandes indústrias automobilísticas do mundo.
Em 1918, Henry Ford transferiu a presidência da companhia para seu filho Edsel e dedicou-se à implantação de uma nova empresa cujo objetivo era fabricar e comercializar veículos mais baratos. Ao terminar a primeira guerra mundial, a reestruturação do mercado e dos preços combinada com as mudanças de gosto dos usuários provocaram uma ligeira queda na produção da Ford, que remarcou preços, reimplantou fábricas e lançou modelos com novos desenhos e cores exclusivas.
As técnicas de produção em série, iniciadas por Ford, foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria e tornaram seu criador admirado em todo o mundo, mesmo nos países de economia planificada, pela contribuição que prestou à modernização das técnicas de produção. Henry Ford morreu em 7 de abril de 1947 em Dearborn, no estado de Michigan.<

Veja também: