Henry Cavendish - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Henry Cavendish


  Biografias

As experiências do químico e físico inglês Cavendish propiciaram descobertas como a composição do ar, a natureza e propriedades do hidrogênio, a composição da água e várias propriedades da eletricidade.
Henry Cavendish nasceu em Nice, França, em 10 de outubro de 1731. Estudou em Cambridge, mas não se formou e ficou conhecido em sua época pela timidez e misantropia. Herdeiro rico, dedicou a vida à pesquisa científica, sempre guiado pela crença de que "tudo está ordenado pela medida, pelo número e pelo peso". Suas experiências nunca foram perturbadas pelo fato de ter aceitado a teoria do flogístico, princípio em voga em seu tempo que admitia a existência de um fluido material cuja absorção ou desprendimento provocava o calor, a luz e a chama.
Em 1766 Cavendish isolou o hidrogênio, que chamou de "ar inflamável". Estudou também as propriedades do anidrido carbônico e determinou a densidade de vários gases. Demonstrou que a água se compõe de oxigênio e hidrogênio em proporções constantes e que o ar contém predominantemente oxigênio e nitrogênio, além de outros gases em pequenas proporções. Cavendish constatou que, sob o efeito de uma descarga elétrica, o oxigênio e o nitrogênio se combinam, dando, em presença da água, ácido nítrico. No domínio da eletricidade, contribuiu decisivamente para o conhecimento dos fenômenos de indução elétrica. Devem-se a ele o conceito de potencial, que chamava "grau de eletrificação", e as primeiras noções de resistência dos condutores elétricos. Estabeleceu em 5,48 a densidade média da Terra, com boa aproximação. Cavendish morreu em Londres, em 24 de fevereiro de 1810.

 

Veja também: