Henri Gorceix - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Henri Gorceix


  Biografias
Gorceix foi o primeiro grande pesquisador a estudar a mineralogia brasileira, para a qual prestou uma valiosa contribuição.
Henri-Claude Gorceix nasceu em Saint-Denis-de-Murs, França, em 19 de outubro de 1842. Formou-se em 1866 pela Escola Normal Superior de Paris, da qual também foi professor. Lecionou também no Lycée D"Angoûleme e na Escola Francesa de Atenas. A convite de D. Pedro II, chegou ao Brasil em 1874, para escolher o local mais adequado para a criação de uma escola de minas. Fundou então a Escola de Minas de Ouro Preto MG, onde lecionou até 1891, e realizou importantes pesquisas sobre as propriedades químicas das rochas e sobre os depósitos de ferro da região.
Gorceix escreveu e publicou várias obras sobre o Brasil, entre elas Minas Gerais, lún des états du Brésil (1891; Minas Gerais, um dos estados do Brasil) e The Mineral Wealth of Brazil (1908; A riqueza mineral do Brasil). Em 1882, recebeu o Prêmio Delesse, da Academia de Ciências de Paris. Gorceix faleceu em Paris, em 6 de setembro de 1919. Em 1959, ex-alunos da Escola de Minas de Ouro Preto criaram a Fundação Gorceix, voltada para a pesquisa geológica e mineralógica.

Veja também: