Henri Becquerel - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Henri Becquerel


  Biografias

Durante o século XIX, as pesquisas físicas giravam em torno de eletricidade, magnetismo, fenômenos ópticos e energia. Foi nesse contexto que, em 1896, Becquerel descobriu, mediante experiências realizadas com urânio, o fenômeno da radioatividade.
Antoine-Henri Becquerel nasceu em Paris, a 15 de dezembro de 1852. Durante vários anos, suas pesquisas abordaram a rotação da luz plano-polarizada por campos magnéticos, tema anteriormente desenvolvido por Faraday. Após a descoberta dos raios X, por Röntgen, em 1895, Becquerel imaginou que haveria uma relação entre essa radiação e a luz visível, de forma que todos os materiais luminescentes emitiriam, naturalmente ou quando estimulados, raios X.
Para testar essa hipótese, depositou sobre uma placa fotográfica, previamente envolvida com papel opaco, alguns cristais fosforescentes. Esse sistema foi exposto à luz solar durante várias horas e, após a revelação do filme, observou-se as silhuetas das amostras minerais impressas na placa. Becquerel relatou sua descoberta à Academia de Ciências, ressaltando a atividade superior de certos cristais de urânio, os quais emitiam radiação continuamente, mesmo quando não estimulados pela luz solar. A esse fenômeno, observado mais tarde em outros materiais, o casal Curie chamou radioatividade.
Becquerel demonstrou experimentalmente que um feixe de raios, canalizados por um anteparo de chumbo, subdivide-se, sob a ação de um campo magnético, em três feixes distintos, dois dos quais se desviam em sentidos opostos, enquanto o terceiro mantém a direção primitiva. Rutherford denominou alfa, beta e gama os três raios emitidos pelos corpos radioativos. Durante muito tempo, porém, o raio gama foi conhecido como raio de Becquerel. Henri Becquerel, ganhador do Prêmio Nobel de física em 1903, juntamente com Pierre e Marie Curie, faleceu em 25 de agosto de 1908, em Le Croisic.

Veja também: