Hans Geiger - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Hans Geiger


  Biografias
Além do contador de radiações batizado com seu nome, deve-se a Geiger a formulação da regra empírica que estabelece a existência de uma relação entre o percurso de uma partícula e sua velocidade.
Johannes Wilhelm Geiger nasceu em 30 de setembro de 1882 em Neustadt an der Haardt, Alemanha. Doutor em física pela Universidade de Erlangen, logo passou a trabalhar na Universidade de Manchester, onde dedicou-se a pesquisas de física atômica, tornando-se um dos principais colaboradores de Ernest Rutherford.
Em 1909, construiu a primeira versão do contador de partículas que levaria seu nome e o tornaria conhecido em todo o mundo. Utilizou esse e outros detectores de radiação em experiências que permitiram identificar a partícula alfa como núcleo do átomo de hélio e confirmar a hipótese de Rutherford de que o núcleo sempre ocupa um volume muito pequeno no centro de qualquer átomo.
Em 1912, Geiger mudou-se para Berlim e passou a trabalhar no Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Alemanha. Continuou seus estudos sobre a estrutura do átomo e, junto com Walther Bothe, elaborou a técnica da contagem simultânea, que usou em 1924 para esclarecer detalhes do efeito Compton. No ano seguinte, aceitou pela primeira vez ser professor, na Universidade de Kiel, onde, com Walter Müller, aperfeiçoou o contador de partículas em termos de sensibilidade, desempenho e durabilidade. O contador Geiger-Müller detecta não apenas partículas alfa, mas também partículas beta (elétrons) e fótons eletromagnéticos de ionização.
Em 1929, Geiger mudou-se para Tübingen, mas logo voltou a Berlim, onde continuou suas pesquisas sobre raios cósmicos, radioatividade artificial e fissão nuclear. Morreu em Berlim, em 24 de setembro de 1945.

Veja também: