Hans Adolf Krebs - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Hans Adolf Krebs


  Bioquímica
Graças aos trabalhos de Krebs sobre transformações energéticas nos tecidos vivos, grandes progressos se fizeram no campo da biologia molecular e no conhecimento do metabolismo celular.
Hans Adolf Krebs nasceu em Hildesheim, Alemanha, em 25 de agosto de 1900. Suas primeiras pesquisas, na Universidade de Friburgo, abordavam a transformação do amoníaco em ácido úrico nos mamíferos. A perseguição nazista aos judeus obrigou o cientista a mudar-se, em 1933, para o Reino Unido, onde continuou seus estudos de bioquímica nas Universidades de Cambridge e Sheffield.
Em 1937 Krebs demonstrou que, devido à degeneração ou ruptura de moléculas de alguns ácidos orgânicos, açúcares, gorduras e proteínas que compõem os tecidos vivos, obtém-se água, dióxido de carbono e elementos altamente energéticos, por meio de uma série de reações químicas ativadas apenas pela ação do oxigênio, em condições adequadas. Conhecido como ciclo de Krebs, esse mecanismo de oxidação do ácido cítrico, ou ácido tricarboxílico, representa uma etapa fundamental do metabolismo das células e organismos vivos superiores.
Em 1945, Krebs foi eleito diretor do Conselho de Pesquisas Médicas para Estudos do Metabolismo Celular. Em 1953, dividiu o Prêmio Nobel de fisiologia e medicina com Fritz Lipmann. Um ano depois, transferiu-se para a Universidade de Oxford, onde escreveu Energy Transformations in Living Matter (1957; Transformações de energia na matéria viva), em conjunto com o bioquímico inglês Hans Kornberg. Krebs recebeu vários títulos como reconhecimento por seu trabalho científico e morreu em 22 de novembro de 1981, em Oxford, no Reino Unido.
t:-5460px;}

Veja também: