Hamster - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Hamster


  Zoologia

Graciosos e vivazes, os hamsters são conhecidos no mundo inteiro, tanto como animaizinhos de estimação quanto de experiências em laboratório.
Hamster é um roedor noturno da família dos cricetídeos, semelhante à cobaia. Em ambos os lados do focinho tem pregas semelhantes a bolsas, nas quais leva o alimento, sobretudo sementes e grãos, para a toca. Alimenta-se também de tubérculos, raízes e insetos e guarda uma grande reserva para o inverno. Há seis gêneros, entre eles o Cricetus, com uma só espécie, o hamster comum de barriga preta (C. cricetus); e o Mesocricetus, com uma só espécie, o hamster dourado (M. auratus).

O hamster comum habita as estepes e campos da Europa, chegando à Ásia ocidental. Tem de vinte a trinta centímetros de comprimento, pêlo pardo no dorso e preto no ventre, e cauda pequena. Animal solitário, cava tocas com espaços separados para acasalamento e guarda de alimento.

O hamster dourado suporta melhor o cativeiro, é limpo e fácil de criar. Nativo das estepes da Anatólia e dos Balcãs, é castanho-avermelhado, com o ventre branco. Alcança de 15 a 20cm de comprimento. Tal como o hamster comum, é muito prolífico e chega a produzir 18 filhotes por ano, em várias ninhadas. O período de gestação é de cerca de 16 dias. De um casal de hamsters dourados capturados na Síria em 1930 parecem provir todos os hamsters comuns mantidos em cativeiro.


Veja também: