Gustave Eiffel - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Gustave Eiffel


  Biografias
Construtor da torre que é o símbolo de Paris, Gustave Eiffel foi um dos primeiros a utilizar caixões de ar comprimido na construção de pontes. Suas obras, entre elas estações ferroviárias, viadutos e túneis, podem ser encontradas principalmente na França, Portugal e Estados Unidos.
Alexandre-Gustave Eiffel nasceu em 15 de dezembro de 1832 em Dijon, França. Estudou na Escola Central de Artes e Ofícios de Paris, especializando-se em construções metálicas, sobretudo o levantamento de pontes. Em 1858 dirigiu as obras da ponte metálica sobre o rio Garona, em Bordéus, inovadora por sua estrutura e técnica de construção.
Nos anos seguintes comandou a construção de grandes viadutos metálicos sobre os rios Sioule e Garabit, na França, e da ponte sobre o Douro, no Porto. Construiu o pavilhão de Paris para a Exposição Internacional de 1878, e em 1889, para comemorar o centenário da revolução francesa, dirigiu a construção do que seria sua obra máxima, a torre Eiffel, de 300 metros de altura, que na época de sua inauguração causou grande polêmica.
Eiffel participou da abertura do canal do Panamá, mas viu-se envolvido no escândalo que determinou a paralisação das obras. Condenado a princípio, seu processo foi revisto e ele acabou absolvido. Autor de diferentes obras nos Estados Unidos, como a estrutura metálica da estátua da Liberdade, em Nova York, Eiffel foi um dos precursores da aerodinâmica moderna e fundou, em 1912, o laboratório de Auteuil, o primeiro destinado a esse tipo de trabalho. Morreu em 28 de dezembro de 1923, em Paris.
ct


Veja também:




Copyright © 1999 - 2022 - Development by Dolci Tecnologia. Todos os direitos reservados