Gustav Theodor Fechner - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gustav Theodor Fechner


  Biografias
Físico por formação e filósofo por vocação, Gustav Theodor Fechner passou à história como um dos pioneiros da psicologia moderna, graças a seus estudos sobre a psicofisiologia das sensações.
Gustav Theodor Fechner nasceu em Gross Särchen, Alemanha, em 19 de abril de 1801. Em 1834 foi nomeado professor de física da Universidade de Leipzig. Inicialmente dedicado ao estudo da óptica e da eletricidade, após alguns anos ficou parcialmente cego em conseqüência da observação direta do Sol durante estudos sobre pós-imagens visuais (ou imagens persistentes).
Vivendo desde 1844 de uma modesta pensão concedida pela universidade, Fechner consagrou-se a estudos de filosofia e formulou uma teoria segundo a qual o dualismo entre corpo e alma, próprio do homem, se verifica em todas as esferas do universo. Fechner expôs seu pensamento em Zend-Avesta: oder über die Dinge des Himmels und des Jenseits (1851; Zend-Avesta: ou sobre as coisas do céu e do outro mundo).
A obra mais importante de Fechner, porém, foi Elemente der Psychophysik (1860; Elementos de psicofísica). Nesse livro, estudou a relação entre as sensações (psíquicas) e os estímulos (físicos) que as originam e formulou a lei que estabelece essa relação, batizada com seu nome. Embora depois se tenha verificado que a lei de Fechner tem valor relativo, a metodologia de Fechner e seu enfoque do tema fizeram de Elemente der Psychophysik um marco no progresso da moderna psicologia experimental. Fechner morreu em Leipzig, em 18 de novembro de 1887.

Veja também: