Gunnar Myrdal - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Gunnar Myrdal


  Biografias
As idéias inovadoras de Gunnar Myrdal sobre o crescimento econômico e social dos países subdesenvolvidos provocaram a reavaliação dos sistemas econômicos existentes. Ganhador do Prêmio Nobel de economia de 1974, juntamente com Friedrich Hayek, Myrdal formulou a teoria da causação circular, segundo a qual a pobreza produz pobreza, e defendeu reformas estruturais de natureza social, política e econômica para vencer esse círculo vicioso.
Gunnar Karl Myrdal nasceu em 6 de dezembro de 1898, em Gustafs Dalecarlia, Suécia. Doutorou-se em economia em 1927, pela Universidade de Estocolmo, com tese sobre a importância da expectativa na formação dos preços. De 1930 a 1931, lecionou no Instituto de Estudos Internacionais de Genebra e, em 1933, assumiu a cadeira de economia política da Universidade de Estocolmo. Em Monetary Equilibrium (1939; Equilíbrio monetário), distingue poupança e investimentos planejados e realizados.
An American Dilemma: the Negro Problem and Modern Democracy (1944; Um dilema americano: o problema do negro e a democracia moderna) contém os resultados da pesquisa, feita entre 1938 e 1940, sobre os problemas sociais e econômicos dos negros americanos. De 1947 a 1957 foi secretário-geral da Comissão Econômica para a Europa, das Nações Unidas. Combinou pesquisas sociológicas e econômicas em obras como Beyond the Welfare State: Economic Planning and its International Implications (1960; Além do estado de bem-estar: o planejamento econômico e suas implicações internacionais) e Asian Drama: An Inquiry into the Poverty of Nations (1968; O drama asiático: uma investigação sobre a pobreza das nações).
Myrdal morreu em 17 de maio de 1987 em Estocolomo, pouco mais de um ano depois do falecimento de sua esposa, a diplomata sueca Alva Reimer Myrdal. Por seus esforços em favor do desarmamento por parte das grandes potências Alva Myrdal também foi agraciada com um Prêmio Nobel, o da paz, em 1982, juntamente com o mexicano Alfonso García Robles.
{display:b

Veja também: