Guadalupe - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Guadalupe


  Geografia Fisica
O santuário da Virgem de Guadalupe, situado na província espanhola de Cáceres, deu nome às ilhas caribenhas de Guadalupe, descobertas por Cristóvão Colombo em 1493. A partir do século XVII, iniciou-se nessas ilhas a colonização francesa, que acarretou a extinção dos índios caraíbas ou caribes e sua substituição por escravos procedentes da África.
Guadalupe (em francês Guadeloupe) é um departamento francês de ultramar. Faz parte das pequenas Antilhas, no mar do Caribe, e situa-se entre os estados insulares de Dominica, ao sul, e Antigua e Barbuda, ao norte. É constituída de duas ilhas gêmeas -- Basse-Terre, a oeste, e Grande-Terre, a leste -- e várias ilhas menores. Tem superfície total de 1.780km2 e sua capital é Basse-Terre.
Grande-Terre é uma ilha calcária de origem coralina, com pequenas colinas de pouco mais de cem metros de altitude e litoral cercado de recifes de coral. Basse-Terre, apesar do nome, é muito mais acidentada. De origem vulcânica, seu relevo culmina com o vulcão Soufrière, de 1.484m, que entrou em erupção em 1797, 1837 e 1976.
A maioria da população compõe-se de negros e mulatos, mas há grupos de raça branca descendentes de franceses. A língua oficial é o francês, falado junto com um dialeto crioulo. Um porto importante é Pointe-à-Pitre.
A economia de Guadalupe depende em grande medida da França, de onde procedem cerca de dois terços das importações. Os principais recursos do departamento provêm dos produtos agrícolas e de seus derivados industriais, como o açúcar, a banana, o fumo e o rum, destinados à exportação.
Desde que os franceses desembarcaram na ilha em 1635, Guadalupe pertence à França sob diferentes formas de administração. Foi de uma companhia comercial e passou, em 1674, ao controle direto da coroa francesa. Durante essa época, os fazendeiros levaram escravos africanos para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar. No princípio do século XVIII os negros se rebelaram contra a escravidão, que só foi definitivamente abolida em 1848. Guadalupe está representada na assembléia francesa desde 1870. Em 1946 deixou de ser colônia para transformar-se em departamento de ultramar.