Gregori Warchavchik - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gregori Warchavchik


  Biografias
Primeiro arquiteto modernista da América Latina, Gregori Warchavchik revolucionou a arquitetura brasileira do século XX.
Gregori Warchavchik nasceu em Odessa, Rússia, em 1º de abril de 1896. Diplomado pela Universidade de Odessa em 1918, cursou a seguir o Instituto Superior de Belas-Artes de Roma. Dirigiu a construção do Teatro Savóia, em Florença, e radicou-se no Brasil em 1923 a convite de uma construtora. Dois anos depois, publicou o primeiro manifesto da arquitetura modernista do país, em que defendia a idéia de casa como "máquina de morar", usufruída e gasta como qualquer bem de consumo.
Em 1927, Warchavchik construiu em São Paulo a primeira residência modernista do Brasil e da América Latina. Representou a América Latina nos Congressos Internacionais de Arquitetura Moderna por indicação de Le Corbusier e, em 1931, foi convidado por Lúcio Costa para lecionar na Escola de Belas-Artes do Rio de Janeiro. Além das residências modernistas, executou conjuntos de casas populares no bairro da Mooca, em São Paulo, e na Gamboa, no Rio de Janeiro. Gregori Warchavchik morreu em São Paulo, em 27 de julho de 1972.

Veja também: