Grandes Lagos - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Grandes Lagos


  Geografia Fisica

A região dos Grandes Lagos (Great Lakes), cuja área quase se iguala à do estado de São Paulo, é uma zona de grande interesse natural cujas riquezas ajudaram a colonizar e desenvolver a América do Norte.
Os Grandes Lagos constituem o maior espelho de água doce da Terra, com 245.660km2. Os cinco lagos -- Superior, Michigan, Huron, Erie e Ontario -- situam-se entre os Estados Unidos e o Canadá. O Michigan é o único que fica totalmente dentro do território dos Estados Unidos.
A idade dos lagos situa-se entre 7.000 e 32.000 anos, mas sua origem glacial é inquestionável. Um antigo sistema fluvial modelou diversos vales que posteriormente foram aproveitados e reescavados pelas massas de gelo das glaciações quaternárias. As enormes massas de água absorvem muito calor durante o verão, o que suaviza o clima, de tal modo que o verão é mais fresco e o inverno menos frio que nas zonas circundantes.
A principal fonte de abastecimento de água dos lagos é a chuva, mas é também importante a contribuição dos rios. A fauna é muito rica e representativa das principais espécies aquáticas do continente, desde algas e crustáceos microscópicos até trutas, arenques e outros peixes, além de algumas espécies de caracóis e vermes. Nas zonas mais profundas vivem espécies exclusivas dos lagos situados em altas latitudes, embora desde o século XIX e ao longo do século XX a poluição e a introdução de espécies competitivas e predadoras tenham reduzido em grande medida essa variedade. É também uma zona para onde acorrem, no inverno, vários tipos de patos.
O lago Superior é o mais ocidental e setentrional dos Grandes Lagos e um dos maiores lagos do mundo, com 82.100km2, profundidade de 407m, comprimento de 616km e largura de 260km. Comunica-se com o Huron através do rio St. Mary"s. O Michigan tem superfície de 57.800km2, comprimento de 517km, largura de 200km e profundidade máxima de 280m. Comunica-se com o Huron através do estreito de Mackinac.
O Huron apresenta superfície de 59.600km2, comprimento de 331km, largura de 160km e profundidade de 230m. Comunica-se com o Erie através do rio St. Clair, do lago de mesmo nome e do rio Detroit. O lago Erie tem superfície de 25.667km2, com 388km de comprimento, largura de 91km e profundidade de 63m. Comunica-se com o lago Ontario através do rio Niagara, onde se situam as famosas cataratas.
O Ontario é o menor e o mais oriental do sistema dos Grandes Lagos, e o terceiro em profundidade (245m). Tem superfície de 19.000km2, comprimento de 311km e largura de 90km. Deságua no rio São Lourenço, que desemboca no oceano Atlântico.
É antiga a utilização dos Grandes Lagos como via de transporte, embora durante alguns meses os gelos impeçam a navegação. As principais cidades ribeirinhas dos Grandes Lagos são Toronto, Buffalo, Cleveland, Detroit, Chicago e Milwaukee.

 y cialis

Veja também: