Grande Lago Salgado - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Grande Lago Salgado


  Geografia Fisica
É tamanha a salinidade do Grande Lago Salgado, maior massa de água salgada interior do hemisfério ocidental, que em suas águas só se encontram algumas formas inferiores de vida.
O Grande Lago Salgado (Great Salt Lake) situa-se no norte do estado de Utah, nos Estados Unidos. Alimentado pelos rios Jordan, Weber e Urso, suas águas são de seis a oito vezes mais salinas que as dos oceanos. Seu tamanho tem oscilado bastante, de acordo com as taxas de evaporação e a descarga dos rios que o alimentam: a área superficial variou de 6.200km2 nos níveis mais altos, em 1873 e meados da década de 1980, a 2.460km2 em 1963. Tem cerca de 120km de comprimento e no máximo 48km de largura. No  nível mais alto, a superfície fica a 1.284m acima do nível do mar; no mais baixo, a 1.277m.
O Grande Lago Salgado é o maior dos lagos salinos remanescentes do lago pré-histórico Bonneville, de água doce. No pleistoceno, há cerca de um milhão de anos, o Bonneville cobria uma vasta área dos atuais estados de Utah, Nevada e Idaho. Nos períodos glaciais seguintes, seu nível baixou e a ligação com o oceano Pacífico interrompeu-se. Com isso, os sais minerais dos rios que nele deságuam (mais de 1,1 milhão de toneladas anuais) passaram a ficar presos no lago. Das ilhas, só a de Antelope permite ocupação humana. Na margem oriental erguem-se as cidades de Salt Lake City e Ogden, além do centro turístico de Saltair, a sudoeste.
bes

Veja também: