Gorgulho - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Gorgulho


  Artrópodes
Caruncho, carneiro, carcoma, bruco, broca e carpinteiro são alguns dos nomes pelos quais é conhecido o gorgulho, praga que afeta tanto a lavoura como as árvores e madeiras em geral.
Inseto coleóptero da família dos curculionídeos, o gorgulho é xilófago, isto é, alimenta-se de madeira, e constitui por isso uma terrível praga, tanto na fase larvária quanto na adulta. Com apenas cinco milímetros de comprimento em média, alguns atacam também as frutas, nozes e castanhas, como o gorgulho da ameixa (Conotrachelus nenuphar). Em geral, os insetos que perfuram as plantas recebem o nome de brocas. Na maioria, são larvas de coleópteros (coleobrocas) e de lepidópteros (lepidobrocas). Uma das espécies mais nocivas é a da raiz do algodoeiro (Gasterocercodes gossypii).
Outros tipos de gorgulho atacam o milho (Sitophilus granarius) e o arroz (S. orizae). O macho costuma hibernar em lugares úmidos, de preferência onde há lixo. As fêmeas depositam os ovos nos buracos feitos na madeira ou nas frutas. O combate a essas pragas é feito por fumigações com produtos químicos, dos quais o mais conhecido é o BHC (benzeno-hexa-clorido ou hexacloro-ciclobenzeno), ou por expurgação (imunização de sementes, tubérculos e frutos).
ne-si

Veja também: