Golfo Pérsico - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Golfo Pérsico


  Geografia Fisica

Mais da metade das reservas mundiais conhecidas de petróleo encontram-se no golfo Pérsico, que, pela vital importância geoestratégica, foi palco, em 1991, de violenta guerra entre o Iraque e o Kuwait pelo controle político e econômico da região.

O golfo Pérsico, também chamado Arábico, é uma porção de mar do oceano Índico, entre a península arábica e o sudeste do Irã. Com 239.600km2 de superfície, estende-se por 900km continente adentro. Tem 55km de largura no estreito de Ormuz, comunicação com o mar de Omã e o oceano Índico, e chega a 340km em outros trechos. As águas do golfo cercam o estado insular de Bahrein e banham o litoral do Irã ao norte, nordeste e leste; o Iraque e o Kuwait, a noroeste; a Arábia Saudita e Qatar a oeste; e, ao sul e a sudeste, os Emirados Árabes Unidos e parte de Omã.

A costa iraniana é alta e montanhosa, mas o norte e o litoral árabe são baixos e arenosos. O leito marinho raras vezes se encontra abaixo de noventa metros. A profundidade máxima (110m) só é atingida próximo à saída para o oceano e em pontos isolados do sudeste, enquanto a mínima, de 36m em média, se verifica em larga faixa ao longo da costa árabe. O clima é quente, embora com invernos frios no norte. O único caudal de águas fluviais procede dos rios Karun, Tigre e Eufrates, o que, juntamente com a rápida evaporação decorrente da alta temperatura da água, explica a elevada salinidade, entre 37 e 38g de sal por litro d"água no estreito de Ormuz, e 38 e 41g no noroeste.

A produção tradicional da região -- pescado,  pérolas, embarcações, camelos e tâmaras -- modificou-se a partir da descoberta do petróleo, em 1980. O golfo e os países circundantes são responsáveis por mais de um quarto da produção mundial de óleo bruto. A grande indústria pesqueira que se desenvolveu no Kuwait, Qatar e Bahrein sofreu forte abalo com o derramamento de petróleo nas águas do golfo, desastre ecológico provocado pelo Iraque em 1991, durante a guerra contra o Kuwait.


Veja também: