Golfo de Bengala - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Golfo de Bengala


  Geografia Fisica
Na costa onde o Ganges lança suas águas sagradas, no sul da Ásia, fica o golfo de Bengala, extenso prolongamento setentrional do oceano Índico que, com superfície de 2.172.000km2, pode ser considerado um grande mar aberto.
O golfo de Bengala banha, a leste, Myanmar (Birmânia), até o cabo Negrais; a oeste, a costa oriental do subcontinente indiano e a ilha de Sri Lanka (Ceilão); ao norte, Bangladesh; e ao sul, abre-se para o oceano Índico. Seus pontos extremos são, a oeste, o cabo Comorim e, a leste, a ilha de Bras, ao norte de Sumatra. A distância entre os dois extremos é de aproximadamente dois mil quilômetros.
O golfo de Bengala fica sobre uma plataforma continental pouco desenvolvida, exceto no sudeste e no quadrante setentrional, em cujas costas os rios Irawadi e Ganges formam grandes deltas. No resto do golfo, a forma de bacia profunda de fundo plano (mais de quatro mil metros de profundidade), com paredes abruptas, impede que os materiais sólidos transportados pelos caudalosos rios acabem formando deltas, uma vez que os sedimentos caem no fundo do mar e não chegam a aumentar a extensão da plataforma continental. A profundidade média é da ordem de 800m.
Entre as muitas ilhas do golfo de Bengala destacam-se Sri Lanka, no sudoeste, e Andaman e Nicobar, no sudeste. O Cuveri, o Pener, o Kistna, o Godavari, o Mahanadi, o Tenasserim, o Subanrika, o Irawadi e o Ganges-Brahmaputra são os principais rios que deságuam no golfo. Essa região marítima está periodicamente sujeita a maremotos, de intensidade muito variada, e a mudanças sazonais na direção das águas de superfície em virtude da influência de fortes ventos de monção que no inverno sopram da terra para o mar (nordeste-sudoeste) e, no verão, do mar para a terra (sul-norte). Também são freqüentes os tufões outonais.
As costas têm intenso tráfego marítimo, tanto de navegação de cabotagem (existem ricos cardumes de pesca) como internacional. Prova disso são os portos de Calcutá e Machilipatnam ou Madras (Índia), Akyab (Myanmar) e Chittagong (Bangladesh).
lin

Veja também: