Golfo da Califórnia - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



Golfo da Califórnia


  Geografia Fisica

Hernán Cortés percorreu em 1535 o golfo da Califórnia, também chamado mar de Cortés em sua homenagem e de mar Vermelho pela coloração do plâncton abundante em suas águas.

O golfo da Califórnia situa-se a noroeste do México, entre a península da Baixa Califórnia a oeste e as costas ocidentais do território mexicano a leste. É um pequeno golfo do oceano Pacífico, estreito e alongado, com 1.200km de comprimento e 153 a 320km de largura, com superfície de 160.000km² de profundidade de aproximadamente três mil metros ao sul e 180m ao norte. A temperatura varia em função da profundidade e das estações: no verão alcança 30O C em média e no inverno menos de 16° C.

Sua estrutura geomorfológica é determinada por uma deformação da crosta terrestre, fraturada no período terciário, e que continua ainda seu processo tectônico de ruptura. O fundo do golfo da Califórnia é formado por uma leve capa de sedimentos marinhos e fluviais, limo e areia, que cobre o friso paleozoico de rocha dura.

Em sua cabeceira o golfo recebe as águas do rio Colorado, que nasce nas montanhas Rochosas, nos Estados Unidos, e no leste, as águas dos rios Assunção, Sonora, Matape, Yaqui, Mayo e Fuerte, que nascem na serra Madre ocidental mexicana. Esses aportes fluviais permitem que o índice de salinidade se mantenha baixo. Ao longo de suas costas se estende um arco de ilhas de origem vulcânica, como Ángel de la Guarda e Tiburón, separadas, respectivamente, da península da Califórnia e do continente norte-americano pelos canais de Ballenas e Infiernillo. A fauna marinha permite certa atividade pesqueira e de exploração de pérolas. Os principais portos são La Paz e Loreto, no sul da península da Califórnia, e Guayamas, no estado mexicano de Sonora.


Veja também: