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Giordano Bruno


  Biografias
Giordano Bruno prenunciou o avanþo da ciÛncia com suas teorias do universo infinito e da multiplicidade dos mundos. Rejeitou a astronomia geocÛntrica tradicional e foi alÚm da teoria heliocÛntrica de CopÚrnico, que ainda admitia a existÛncia de um universo finito.
Fil¾sofo, astr¶nomo e matemßtico italiano, Filippo Bruno nasceu em Nola, perto de Nßpoles, em 1548. Filho de um soldado, adotou o nome de Giordano ao ingressar, aos 17 anos, no convento de San Domenico Maggiore em Nßpoles, para prosseguir os estudos que iniciara com o averroÝsta G. V. de Colle. Embora alimentasse d·vidas teol¾gicas e se interessasse por livros proibidos, como os de Erasmo, ordenou-se em 1572.
Rebelde por natureza, em fevereiro de 1576 fugiu para Roma, ap¾s ser submetido, pelos pr¾prios dominicanos, a um primeiro processo por heresia. Injustamente acusado de um assassinato, enfrentou mais um processo, dessa vez de excomunhÒo, e em abril do mesmo ano teve de empreender nova fuga. Ap¾s abandonar o hßbito dominicano e perambular pelo norte da Itßlia, Giordano Bruno foi, em 1578, para Genebra, onde abraþou formalmente o calvinismo -- para logo, vÝtima da mesma intolerÔncia, abandonß-lo tambÚm. A partir de entÒo levou vida errante, pregando suas idÚias em universidades europÚias e entrando em constantes choques com cat¾licos e protestantes.
Em Paris, Giordano Bruno publicou uma comÚdia em italiano, II candelaio (1582; O fabricante de velas), vÝvida representaþÒo da sociedade napolitana da Úpoca, que no fundo era um libelo contra sua degenerescÛncia moral.
Em Londres, comeþou a escrever os seis famosos dißlogos italianos -- trÛs de carßter cosmol¾gico e trÛs de fundo moral -- que constituem a melhor exposiþÒo sistemßtica de sua filosofia. Em Cena de le ceneri (1584; A ceia de cinzas) defendeu a teoria heliocÛntrica e antecipou Galileu ao afirmar que a BÝblia deveria ser seguida em seus ensinamentos morais, mas nÒo nas implicaþ§es astron¶micas. Em De la causa, principio e uno (1584; Da causa, do princÝpio e do uno) reduziu o dualismo tradicional da fÝsica aristotÚlica a uma concepþÒo monista do mundo, afirmando a unidade bßsica de todas as substÔncias e a coincidÛncia dos opostos na infinitude do Ser. Em De l"infinito universo e mondi (1584; Do infinito universo e mundos) sistematizou sua crÝtica ao aristotelismo. Os dißlogos da trilogia moral sÒo: Spaccio de la bestia trionfante (1584; ExpulsÒo da besta triunfante), sßtira aos vÝcios e superstiþ§es da Úpoca; Cabala del cavallo Pegaseo (1585; Cabala do cavalo PÚgaso), similar e ainda mais pessimista que a primeira obra; e De gli eroici furori (1585; Dos her¾icos furores), onde o ser humano Ú exortado Ó conquista da virtude e da verdade.
Regressando Ó Itßlia a convite de um patrÝcio, Giovanni Mocenigo, Giordano Bruno acabou denunciado ao Santo OfÝcio e preso. Foi o pr¾prio Mocenigo, cat¾lico fanßtico, quem o traiu. Ap¾s um processo que se arrastou por sete anos, a InquisiþÒo o declarou ap¾stata e herÚtico impenitente. Sem jamais abjurar suas idÚias, foi condenado Ó morte e queimado na fogueira, no Campo di Fiori, em Roma, em 17 de fevereiro de 1600. Bruno Ú lembrado nÒo s¾ por seus escritos, mas tambÚm como mßrtir da liberdade de pensamento, pela firmeza com que manteve suas idÚias perante os tribunais da InquisiþÒo.
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