Gilberto Velho - BioMania
O melhor portal biológico da internet!



176 Slides Power Point grátis

Só baixar, editar e começar a usar.

Gilberto Velho


  Biografias
Camadas médias urbanas, grupos desviantes, família e parentesco, religião, sociologia da arte e violência conformam o universo de pesquisa do antropólogo brasileiro Gilberto Velho.
Gilberto Cardoso Alves Velho nasceu em 15 de maio de 1945 no Rio de Janeiro RJ. Formou-se em ciências sociais em 1968. Mestre em antropologia social em 1970 pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutorou-se em 1975 pela Universidade de São Paulo (USP). Professor titular de antropologia na UFRJ a partir de 1972, ministrou cursos na USP e na universidade americana de Northwestern, Illinois, além de presidir associações científicas e colaborar regularmente em publicações especializadas.
A obra de Gilberto Velho abrange estudos de antropologia urbana, antropologia das sociedades complexas e teoria da cultura. A utopia urbana (1973) é uma pesquisa pioneira sobre o estilo de vida da classe média. Outras obras são Individualismo e cultura -- Notas para uma antropologia da sociedade contemporânea (1981); Subjetividade e sociedade: uma experiência de geração (1986), pesquisa sobre as transformações da geração que cresceu sob o regime militar no Brasil; e Projeto e metamorfose: antropologia das sociedades complexas (1994). Em 1995 Gilberto Velho recebeu a Ordem Nacional do Mérito Científico.

Veja também: